quarta-feira, 4 de novembro de 2009

SER SAUDÁVEL É APENAS UMA QUESTÃO DE ATITUDE

Você já deve ter ouvido falar que o seu corpo é o reflexo daquilo que você come. Pois bem, minha coluna deste mês é para falar um pouco sobre o quanto isso é verdade!

Como tudo no nosso comportamento é gerado por um condicionamento e até mesmo um espelho, que normalmente vem do reflexo dos nossos pais e amigos, questione-se: você come aquilo que gostaria de comer ou aquilo que as pessoas dizem que você deveria?

Quando eu comecei a me fazer esta pergunta, muitas fichas cairam. Percebi que por muitos anos eu torci o nariz para o prato que minha mãe me fazia e não entendia muito bem por que. Até que descobri! Descobri que não gostava de praticamente nada do que era obrigada a comer, começando por carnes.

De certa forma meu corpo rejeitava esse tipo de alimento. Percebia isso porque eu demorava muito tempo pra digerir, acabava me sentindo muito pesada, entre outras coisas inúmeras que só observando o seu próprio corpo você detecta.

Entretanto, enquanto meu referencial fosse o grupo que continuasse a comer coisas que eu não gostava, mas que estavam ali, seria muito dificíl mudar meu comportamento.

Quando optei por um novo estilo de vida, que veio com a prática do Yôga e dessa cultura intrínsica à filosofia, descobri inúmeras coisas que contribuiram para um novo condicionamento e uma delas foi a reeducação alimentar.

Passei a observar com muito mais cuidado o que eu ingeriria, por me preocupar mais com a minha saúde, o meu corpo, a minha energia.

Optei por não comer mais carne e fiz isso de forma muito natural. Substitui este alimento por praticamente tudo o que eu não comia antes. Descobri novos sabores, novos alimentos, novos prazeres à mesa, novos paladares.

Talvez você não consiga imaginar isso por ter como referencial apenas um tipo de alimentação, mas certamente não imagina a quantidade de opções saborosas que temos para incrementar o nosso prato.

O mais interessante de você observar uma alimentação saudável é o resultado no seu corpo. Começando por como seu intestino funcionará melhor, uma vez que a digestão é mais rápida, sua pele, seu hálito, seu cheiro. Tudo muda e muda para melhor.

Um outro fator bem importante é que o alimento que você come representa a energia que você emana pra dentro do seu corpo. Qual energia você quer circulando em suas veias? Uma energia positiva, que proporciona maior disposicão e vitalidade, ou aquela que te deixa pesado, lento e cansado? Uma energia de vida ou uma energia de morte?

Basta você avaliar simplificadamente dois alimentos: uma fruta e um frango assado! Qual você acha que tem uma energia mais positiva? Não vou responder a pergunta, vou deixar você observar quem putrefica mais rápido. O tempo que demorar pra comida apodrecer, é também o tempo que ela vai dessa mesma forma permanecer no seu intestino!

Não estou fazendo nenhuma apologia ao vegetarianismo, apesar de ter me tornado vegetariana, mas sim uma reflexão para que você observe como está o seu corpo agora e como você gostaria que estivesse.

As vezes basta apenas uma mudança bem simples no nosso comportamento para ter de retorno um resultado incrível. E saúde não se compra, se conquista!

Cherrine Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário